quarta-feira, 14 de maio de 2008

É A ÉTICA, ESTÚPIDO

O Manel e o Sousa fumam. Problema deles. Não sou informador da DGS, por extenso, Direcção Geral de Saúde (não confundir, pois, com a outra DGS que em tempos marcelistas servia de alcunha para PIDE, benemérita instituição que também teve a patriótica missão de zelar pela saúde dos portugueses, evitando que estes fossem atingidos pelo vírus da subversão).

O Manel e o Sousa fumam a bordo do avião. Problema deles e do subserviente comandante do avião. Não sou bufo da ASAE (não sei porquê, lembrei-me agora que o major Silva Pais, antes de ser director da PIDE, foi director das «Actividades Económicas»).

Portanto, e como dizia, o Manel e o Sousa fumam. E fumam mesmo em locais proibidos. É uma allarvidade, mas é lá com eles (o Nunes fez o mesmo, na passagem do ano, e daí não veio mal ao mundo, antes pelo contrário: levantou-se uma onda de indignação contra os implantadores do facismo higiénico de que terão beneficiado os adeptos do «piercing» e, quem sabe, as cordas vocais dos militares na reforma).

Porém (nestas coisas aparece sempre um incomodativo porém), o Manel e o Sousa são conhecidos na praça por Manuel Pinho e José Sócrates, respectivamente, são membros do Governo e proponentes da famigerada lei - que fazem executar- conhecida por anti-tabagista, por uns, e higieno-fascista, por outros.

Se o filósofo espanhol, Fernando Savater, souber disto, talvez venha a escrever um ensaio sobre «Ética para Ministros». Até lá, fiquemos pelo dicionário: «Ética - É a ciência que tem como objecto a conduta humana. É o mesmo que moral».

Não dá para citar em entrevistas aos jornais. Mas sabermos isto já não é mau.

PM