quarta-feira, 21 de maio de 2008

AI, AI, AI, AI, AI, AI, PUERTO RICO

Lapso. Só pode ser lapso. Foi o que pensei e disse quando, no «JL» de hoje, na rubrica «Os livros da próxima quinzena», vi anunciado:

Eduarda Maio, «Sócrates - O Menino de Ouro» (Esfera dos Livros).

Partindo do princípio que uma jornalista muito dada a encenações justiceiras na televisão e a foruns populares na rádio não se debruçaria sobre a vida do filósofo grego, voltei a pensar e a dizer: lapso. Só pode ser lapso. E, mentalmente, corrigi: Onde se lê Eduarda Maio, deve ler-se Agustina Bessa Luís; o título do livro é bem «Os Meninos de Ouro» e foi editado, há anos, pela Guimarães.

Em todo o caso, fui consultar o catálogo da Esfera dos Livros (que editou recentemente a imprescindível biografia do General Humberto Delgado) e não vi nenhum menino de ouro entre
«SOS - Tenho de Passar de Ano», «O Pequeno Ditador» ou «Geneticamente Fúteis».

Só depois me recordei da notícia publicada, em 25 de Abril de 2008, no «Público», que transcrevo: «José Sócrates surge como primeiro-ministro de Porto Rico na lista de pessoas importantes na Web, criada pelo grupo Prisa para contabilizar as referências na Internet a personalidades de todo o mundo».

Afinal, pode não ser lapso. Será, talvez, a biografia de um porto-riquenho famoso. Vamos esperar para ver.

PM