domingo, 27 de janeiro de 2019

LEVIANDADES

O Ministério da Cultura anunciou nesta sexta-feira ter anulado a decisão de nomear Susana Graça como nova diretora-geral das Artes, depois de ter tomado conhecimento da existência de um processo judicial da nomeada contra a entidade que iria dirigir. (Expresso)

Os deuses e os que, na Terra, conhecem os seus segredos saberão por que razão a senhora Graça Fonseca foi seleccionada para ministra da Cultura.
Desconhecendo-se até agora o que ganhou a Cultura com tal nomeação, sabe-se, contudo, que a senhora ganhou notoriedade coleccionando disparates. Primeiro, traçou a fronteira da Civilização à porta da praça de touros do Campo Pequeno. Depois, falou dos benefícios das viagens à estranja pelo facto de a afastarem dos jornais portugueses. Agora, levianamente, nomeia e 'desnomeia' para a Direcção Geral das Artes uma senhora que tem um contencioso com a Direcção Geral das Artes.
Não sei se tanta leviandade junta já devia ter levado à exoneração da senhora ministra. Sei, todavia, que por uma leviandade insignificante - a promessa de duas chapadas digitais e metafóricas - se demitiu o João Soares.