sexta-feira, 31 de julho de 2015

APRESENTAÇÃO

Uma proposta de bandeira para o Baixo Alentejo

O Movimento Região Baixo Alentejo propõe ao povo dos 18 concelhos, que deverão constituir a futura região, a bandeira da terra das suas liberdades, dos seus direitos, da sua identidade e do seu progresso.
Numa simples e breve descrição heráldico-simbólica, a bandeira do Baixo Alentejo consiste em três faixas retangulares paralelas, na direção dextra-sinistra, de idêntica dimensão. Do ponto de vista cromático, a faixa superior é azul, a central é branca e a inferior é verde. Em posição central, ocupando um espaço que recobre partes das três faixas, vê-se o mapa do território da região a ocre, com os 18 concelhos assinalados pelas respetivas fronteiras a branco e com as capitais de concelho assinaladas a vermelho. No canto superior esquerdo encontra-se o escudo nacional e, por baixo do escudo, duas linhas de água. Na faixa verde, por baixo da fronteira sul do território, lê--se Região do Baixo Alentejo, a branco, em escrita Times New Roman. Na faixa verde, canto inferior direito, vê-se uma espiga dourada de sete bagos.
O azul simboliza o céu e o mar. O branco significa a cal, a luz, a bondade e a pureza do povo do Baixo Alentejo. O verde testemunha a esperança num futuro melhor e representa a riqueza agrícola, base e sustento de outras riquezas. O ocre representa as terras férteis do território. Os pontos a vermelho sinalizam as sedes de concelho com suas aspirações a mais justiça social, assim como suas tradições de luta por uma vida mais digna e mais desafogada. Ainda no plano simbólico, o escudo nacional marca de forma inequívoca a nossa pertença e o nosso amor a Portugal. As linhas de água lembram a nossa longa linha de costa marítima, a presença no nosso território de três grandes rios (Guadiana, Mira e Sado), além de inúmeros e vastos recursos hídricos. A espiga dourada lembra as terras de pão que sempre fomos. Os seis bagos paralelos apontam para a constituição e existência futura de seis intermunicipalidades de três conselhos cada, formadas por contiguidade territorial e interculturalidade. O bago que encima a espiga simboliza a região do Baixo Alentejo.
Nesta época estival de elevadas temperaturas, o Movimento da região já começou a recolher assinaturas de apoiantes da institucionalização da região do Baixo Alentejo com 18 concelhos. Contra ventos e marés, vamos recolher 75 000 assinaturas nos próximos 10 meses em todo o Baixo Alentejo. A recolha final deverá ocorrer durante a Ovibeja de 2016. Após as eleições legislativas e após a institucionalização do Movimento, este dar-se-á a conhecer em sessões públicas nos concelhos. A nossa mentalidade assenta na velha máxima: Um Por Todos, Todos Por Um (Unus Pro Omnibus, Omnes Pro Uno), considerando-nos todos em pé de igualdade na entreajuda e no desenvolvimento solidário, sem dominações de qualquer tipo. Em frente, Baixo Alentejo!


Luciano Caetano da Rosa
Diário do Alentejo