terça-feira, 30 de junho de 2015

GRÉCIA

Nobel considera que chegou a hora de acabar com o ciclo onde os países que se aproximam do abismo recuam sempre face às exigências de austeridadeGrécia. Krugman: “Está na hora de por fim a isto, caso contrário a Grécia enfrentará austeridade infinita”Nobel da Economia em 2008, apelou ao voto no “não” e pede que ninguém se deixe enganar pelos funcionários da troika.
Sem grandes pruridos, Krugman apela aos gregos que votem “não” no referendo do próximo domingo. Mesmo admitindo que “abandonar uma união monetária” é “uma decisão muito mais difícil e aterradora que nunca”, o Nobel considera que chegou a hora de acabar com o ciclo onde os países que se aproximam do abismo recuam sempre face às exigências de austeridade dos credores. E recuar sempre face às cedências fará com que os países se afundem “numa austeridade infinita”.
“Não é uma questão de análise, é uma questão de poder: o poder dos credores de lucrar com a economia grega, que persistirá enquanto a saída do euro se considerar impensável”, remata. ("I")