sábado, 26 de outubro de 2013

LÁ SE VAI A PARCERIA ESTRATÉGICA ANGOLA-BRASIL

Sobrinho do presidente angolano acusado de tráfico de mulheres

O Brasil emitiu um mandado de captura contra o empresário Bento dos Santos 'Kangamba', sobrinho por afinidade do presidente de Angola, acusando-o de chefiar uma rede de tráfico de brasileiras, segundo 'O Estado de São Paulo'.
"O Estado [de São Paulo] apurou que, na 'Operação Garina' deflagrada nessa quinta-feira, 24, a Polícia Federal pediu e a Justiça concedeu a prisão do general Bento dos Santos 'Kangamba', caso ele desembarque no Brasil, e incluiu seu nome e o de um comparsa na lista de procurados da Interpol", escreve o jornal brasileiro na edição desta sexta-feira.
No texto do "Estadão", acrescenta-se que "o general é dirigente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), mesmo partido do presidente, e tem influência no governo por meio de sua mulher, uma filha de Avelino dos Santos, irmão do presidente".
Esta não é a primeira vez que o nome do empresário aparece nas páginas dos jornais internacionais, que o dão como envolvido em casos de polícia: em junho, foi também notícia em França, estando envolvido numa investigação em curso sobe a posse de elevadas quantias de dinheiro não declarado, e nesse mesmo mês foi também noticiado que comprou uma casa no mesmo condomínio privado do internacional português Ronaldo, em Madrid.
Em Portugal, a ligação empresarial deste dono único do campeão nacional de futebol de Angola, o Kabuscorp, passa também por ser o principal patrocinador do Vitória de Guimarães, que aliás tem as iniciais 'B K' estampadas nas camisolas de jogo, havendo um protocolo entre os dois clubes de futebol.
Na quinta-feira, a Polícia Federal brasileira desarticulou uma rede de tráfico internacional de mulheres que levava brasileiras para Angola, onde eram oferecidas a clientes de alto poder económico, informou aquela força.
JN