quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

OS JORNALEIROS

Sousa, a Judite dos exuberantes 'cachuchos' apresentou-se, ontem, no 'Jornal das 8', com ar grave, sem pintura (faltou-lhe o lenço preto na cabeça para parecer uma viúva do tempo do Salazar). O caso não era para menos: o primeiro apoiante do 'Careca do Benfica' para a Câmara de Lisboa tinha sido severamente advertido pelos alunos do ISCTE, quando se preparava para debitar banalidades num 'evento' organizado pela TVI.
Carvalho, o José Alberto, testemunha presencial das vicissitudes por que passou o 'doutor' Relvas e que já no anfiteatro do ISCTE tinha, com ar feroz (em tudo diferente da pose sabuja com que, há dias, entrevistou um 'boss' da TVI), ordenado aos estudantes o abandono da sala, também apareceu para um 'editorial/comentário' sobre os incidentes: uma indignidade não reconhecerem ao impoluto ministro o direito de livre expressão! Sobre as razões dos contestatários, nem uma palavra.
Nada que me parecesse estranho. Estas duas vedetas do jornalismo televisivo já tinham dado provas de flexibilidade da coluna vertebral aquando de uma célebre entrevista a um outro 'poderoso' do momento, um tal J. Sócrates.
Enfim, é a vidinha. E nada melhor para ganhá-la bem do que mostrar, nos momentos certos, um certo instinto protector para com os acossados pelas turbas indignadas.
Venha lá, então, o 'cachet' para os jornaleiros de serviço!