Secretas: Deputado Ricardo Rodrigues solidário com Silva Carvalho
Silva Carvalho agradece apoio a amigo socialista
O deputado socialista Ricardo Rodrigues – que está a ser julgado por ter retirado os gravadores a dois jornalistas da revista ‘Sábado’ – integrava a lista de amigos de Silva Carvalho. Em Outubro de 2011, já a trabalhar na Ongoing, o superespião enviou uma mensagem ao amigo do PS a agradecer-lhe pelo apoio dado durante a polémica sobre a espionagem ao telemóvel do jornalista Nuno Simas.
Isto numa fase em que Ricardo Rodrigues ainda era membro do Conselho Superior de Segurança Interna, entidade que investigava precisamente a actuação de Silva Carvalho ao serviço do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED).
"Caro Ricardo. Desculpa não te ter ligado mais cedo para, uma vez mais, agradecer-te pelo apoio na situação com o Nuno Simas (....) uma vez mais obrigada. Um abraço", escreveu Silva Carvalho numa mensagem, mostrando ao deputado socialista todo o seu apreço.
Os contactos entre Ricardo Rodrigues e o superespião remontavam, no entanto, há meses. No processo constam mensagens trocadas entre o socialista e o superespião em Julho de 2011 e que mostram a amizade entre ambos.
Recorde-se que Ricardo Rodrigues foi entretanto nomeado em Outubro do ano passado para o Centro de Estudos Judiciários (CEJ), o que causou uma enorme polémica. Em comunicado, a direcção do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público afirmou mesmo que "havia falta de juízo crítico na nomeação" e que havia dúvidas sobre "a sua idoneidade para ocupar tal importante lugar".
CM