quarta-feira, 21 de março de 2012

DUAS NOTÍCIAS


Ex-autarcas julgados por peculato e falsificação

Três ex-autarcas da freguesia de Parceiros começam na quarta-feira, dia 21, a ser julgados no Tribunal Judicial de Leiria, acusados pelo Ministério Público (MP) dos crimes de peculato e falsificação, ambos na forma continuada.
O MP de Leiria sustenta que Abílio da Silva Domingos (presidente), Carlos Costa (tesoureiro) e Manuel de Jesus Custódio (secretário) "fizeram seus" valores ou bens" avaliados em cerca de 20.254 euros, entre 2002 e 2005.
Bilhetes de futebol para assistirem ao jogo entre Portugal e o Kuwait, 23 quilos de borrego, whisky, bagaceira e aguardente, espumante, vinho do porto, uma amassadeira para pão e gasóleo são algumas das compras que os arguidos terão de explicar em tribunal.
CM

Tribunal de Contas chumba projeto do TGV entre Poceirão e Caia

O Tribunal de Contas (TC) chumbou hoje a concessão do troço de linha TGV entre o Poceirão e Caia à ELOS – Ligações de Alta Velocidade. O contrato entre o Estado português e a referida concessionária não tinha sido submetido a visto prévio e foi assinado a 8 de maio de 2010. Só no ano passado, o Estado (diretamente e através de fundos comunitários) e a REFER terão gasto 76,25 milhões de euros. Para este ano, os encargos seriam de 39,7 milhões. 
Em reação ao acórdão do TC, o grupo Soares da Costa, que lidera com a Brisa o consórcio ELOS, afirma que pedirá uma indemnização ao Estado nunca inferior a 264 milhões de euros. O Dinheiro já tentou obter um comentário oficial por parte do Ministério da Economia, que tutela atualmente as Obras Públicas.
Razões relativas a procedimentos, considerados pelo TC como ilegais, e a perda de enquadramento financeiro do troço no projeto TGV, entretanto abandonado pelo atual Executivo, explicam a não concessão de visto. A assinatura do contrato com a ELOS ocorreu em maio de 2010.
DN