sábado, 18 de setembro de 2010

TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE - ASSOCIAÇÃO CÍVICA (TIAC)



Lançamento da Transparência e Integridade, Associação Cívica, ponto de contacto nacional da Transparency International

No dia 17 de Setembro realiz0u-se o lançamento da TIAC – Transparência e Integridade, Associação Cívica, ponto de contacto nacional da Transparency International (TI). A cerimónia teve lugar no Auditório Sedas Nunes, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), pelas 15h, e contou com a presença de John Devitt, membro da Direcção da TI. A sessão foi entrada aberta ao público.

Tendo como missão contribuir para o fortalecimento da cidadania e a qualidade da governança pública e privada em Portugal, através da promoção da transparência, da integridade e da responsabilidade, a TIAC procura uma mudança positiva de valores na sociedade Portuguesa. Consciencializar a opinião pública para o problema da corrupção, educando os cidadãos para a justiça e fomentando a sua participação no combate à corrupção constituem algumas das suas prioridades.

A par de campanhas de sensibilização da opinião pública, a TIAC desenvolverá a monitorização de gastos de campanhas eleitorais e promoverá investigação sobre o fenómeno da corrupção e políticas anti-corrupção.

Os seus objectivos estratégicos passam também pela avaliação do desempenho da infra-estrutura de combate à corrupção existente e do acompanhamento da implementação das convenções anti-corrupção internacionais, das quais Portugal é membro signatário, assim como pela capacitação dos organismos competentes em matéria de combate à corrupção, mediante a organização de acções de formação.

Por último, a TIAC pretende também exigir das autoridades judiciárias uma maior informação sobre a corrupção investigada, participada e julgada em Portugal e pressionar o poder político a colocar o problema no topo das prioridades governamentais e a introduzir as reformas necessárias que possam efectivar o combate à corrupção.