terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MATERNAL CONSELHO

.
Ao que parece, a reputação dos senhores deputados anda pelas ruas da amargura. Eles bem nos pedem respeito pelas instituições, mas, depois, as viagens, as faltas e outras figuras tristes deitam tudo a perder.
.
Agora, e mais uma vez, o irresistível apelo de um fim-de-semana prolongado condicionou o resultado de uma votação politicamente relevante.
.
A trapalhada é de tal ordem que não se sabe, ao certo, quem de facto estava ou não estava no hemiciclo, no momento da votação. Os números oficiais de presenças e ausências não coincidem com os números dos votantes. Enfim, o parlamento no seu melhor...
.
Numa tentativa de desculpabilização dos faltosos, vem o deputado Guilherme Silva (PSD) apelar à nossa compreensão: «A deslocação dos deputados para regressarem aos fins-de-semana às suas famílias tem uma componente humana que também é respeitável».
.
Quando entra a 'componente humana', eu rendo-me. E, quando entra o amor à família, não consigo reter as lágrimas. E é emocionado que imagino um maternal conselho:
- Deputa, filho, deputa. Mas, à sexta-feira, balda-te.
.
PM