quarta-feira, 23 de julho de 2008

A GRAÇA DE SER POBRE

.

A revista «Pública» é uma 'coisa' que serve, basicamente, para encarecer a edição de domingo do jornal «Público». Contudo, muito espaçadamente, lá vem uma crónica, um artigo, uma reportagem que merecem uma leitura atenta.

A edição do passado dia 6 de Julho 'aliciou-me' para as compras. Assim:

1 Bugatti Veyron - 1.000.000,00 de euros
1 relógio Chopard - 16.000.000,00 de euros
1 telemóvel Goldvism 'Le Million' - 1.000.000,00 de euros
1 cocktail Dazzle ( com opção azeitona ou anel de diamantes) - 32.500,00 euros
1 maço de cigarros Lucky Strike - 100.000,00 euros
1 biquini Susan Rosen - 19.000.000,00 de euros
1 noite no hotel Hugh Hefner Sky Villa - 26.000,00 euros
1 quilo de batatas La Bonnotte - 500,00 euros.

Eu, que «devo à Providência a graça de ser pobre» (tal como António Oliveira, o 'Botas', autor da frase), antes de me precipitar nas compras, 'aconselhei-me' com o horóscopo que a dita revista também publica e foi grande a minha decepção: «Apesar da influência tranquilizante do Papa, esta não é uma semana em que possa contar com facilidades. No plano material encontrará vários obstáculos a projectos e ideias».

Adiei as compras mas tomei uma decisão: em Dezembro, com o subsídio de Natal, vou comprar 100 gramas de batatas «La Bonnotte». E depois da ceia de Natal agradecerei à Providência a graça de ter comido uma rica batata.

PM