quarta-feira, 4 de setembro de 2024

VOANDO SOBRE UM NINHO DE COELHOS E LÁPAROS

 




A auditoria da Inspeção Geral das Finanças (IGF) às contas da TAP revela, esta segunda-feira, que a compra da TAP ao Estado em 2015 pelo consórcio liderado por David Neeleman foi feita através de um processo no qual a própria companhia aérea deu a garantia ao empréstimo que permitiu a transação.

O relatório da auditoria, avançado pela SIC Notícias e ao qual o ECO teve entretanto acesso, foi pedido pelo então ministro das Finanças Fernando Medina em 2023. A IGF pede agora ao seu sucessor no cargo, Joaquim Miranda Sarmento, que envie o documento para o Ministério Público.

A auditoria indica que esta estratégia do comprador era do conhecimento da Parpública e do Governo, quando Pedro Passos Coelho era primeiro-ministro, e Maria Luís Albuquerque ministra das Finanças. Miguel Pinto Luz era, em 2015, secretário de Estado com a tutela setorial da TAP. E hoje, como ministro no governo de Luís Montenegro, tem de novo a tutela da TAP e será um dos responsáveis pela privatização da empresa.

ECO

Ler mais: https://eco.sapo.pt/2024/09/02/relatorio-da-igf-revela-que-tap-foi-comprada-em-2015-com-garantia-da-propria-empresa/