terça-feira, 19 de setembro de 2023

CONTRA GALINHAS, MARCHAR, MARCHAR

TRABALHADORES DA TSF FAZEM GREVE DE 24 HORAS A 20 DE SETEMBRO


Os trabalhadores da TSF vão fazer greve, de 24 horas, no próximo dia 20 de setembro.

Terá lugar, pelas 10h30, uma concentração no entroncamento da Rua Tomás da Fonseca, com a estrada particular de acesso à Torre E das Torres de Lisboa.

O protesto tem por objetivo: “repudiar a falta de resposta da Administração do GMG ao processo de negociação de ajustes salariais, iniciado em fevereiro e que está parado desde junho. Nessa altura, os trabalhadores da TSF decidiram, em plenário, ‘não rejeitar’ a proposta da Administração para subir salários, apesar de terem considerado essa proposta insuficiente e exigindo a reabertura do diálogo social com vista a 2024, a partir de setembro. De sublinhar que, apesar dessa decisão do plenário da TSF, a administração ainda não aplicou os aumentos, nem voltou a pronunciar-se, mantendo um total e absoluto silêncio sobre aquilo que ela própria propôs”, lê-se em comunicado enviado à imprensa.

A greve pretende, também, “denunciar o atraso no pagamento dos vencimentos de julho e de agosto. No primeiro caso, os trabalhadores foram informados por e-mail, no dia 31 de julho, da existência de um ‘problema operacional’. Em agosto, repetiu-se o atraso sem ter havido qualquer aviso prévio ou justificação”, acrescentam.

Além do mais, os trabalhadores querem “reiterar a confiança e solidariedade da redação na atual direção, na pessoa do diretor Domingos de Andrade, uma vez que sempre respeitou a liberdade e autonomia editorial da redação, assim como zelou pela sua defesa”, salientando que “Domingos de Andrade foi destituído do cargo de diretor e substituído sem que o Conselho de Redação pudesse pronunciar-se como é da sua competência”, concluem.

JM