sábado, 22 de abril de 2023

JORNALISMO DE GALINHEIRO


 Seja por possuir informação que o habilita, seja a título de palpite, um politólogo sério, em enrevista ao Diário de Notícias, admite que um partido latrinário pode chegar a uma votação de 15 ou 20%.

Não sendo a politologia uma ciência exacta, como sabemos, e havendo, um pouco por todo o mundo, erros clamorosos nas previsões de conceituados cientistas políticos, a hecatombe anunciada pode vir a acontecer, para nossa vergonha, ou não. O tempo o dirá.

Não são, contudo, as afirmações de António Costa Pinto que me causam perplexidade. O que me provoca pele de galinha é o tratamento 'jornalístico' dado pelo jornal do empresário Galinha. 

Com efeito, os entrevistadores (Leonídio Paulo Ferreira e Pedro Cruz, este último em representação da TSF) destacam a frase que promove um partido que nasceu, vive e se alimenta na insalubre cloaca política. Cheira a propaganda, cheira a frete.

Sim, cheira a propaganda e cheira a frete porque ainda me lembro da notícia que a revista Sábado publicou em 18-6-2021:

Vice do Chega! usa números confidenciais da Global Media para atacar Bloco

Nuno Afonso usou números internos do grupo dono do DN e JN para atacar "influência" do Bloco nos media. O irmão do presidente da Global é militante do Chega! e dois sócios são simpatizantes.