quinta-feira, 1 de julho de 2021

PARA NÃO VARIAR, A CORRUPÇÃO

NOTÍCIA TVI: BERARDO E SANTOS FERREIRA SUSPEITOS DE CORRUPÇÃO NA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO  

Autoridades acreditam que o empresário montou um esquema para obter crédito de forma ilegal


A Polícia Judiciária e o Ministério Público investigam Joe Berardo e Carlos Santos Ferreira, antigo presidente da Caixa Geral de Depósitos, também por corrupção, sabe a TVI.

Foi este um dos motivos pelos quais Santos Ferreira foi constituído arguido e alvo de buscas, além da administração danosa - face às suspeitas de contrapartidas dadas pelo empresário madeirense ao banqueiro quando este aprovou que lhe fossem concedidos, em 2006, empréstimos no valor total de 350 milhões de euros para comprar ações do BCP.

Com a posição acionista que esse empréstimo da Caixa permitiu a Berardo assumir no BCP, acabou por conseguir ter um papel de decisão sobre a administração a escolher para aquele banco privado, onde Santos Ferreira entrou, em 2008, para presidente. A investigação suspeita que essa tenha sido uma contrapartida negociada, na concessão de um empréstimo que Berardo acabou por nunca pagar à Caixa. Até hoje. 

LER MAIS: https://tvi24.iol.pt/sociedade/joe-berardo/noticia-tvi-berardo-e-santos-ferreira-suspeitos-de-corrupcao-na-concessao-de-emprestimo