quinta-feira, 20 de maio de 2021

BBC (BANCA, BENFICA & CALOTES)

Presidente do Novo Banco: "O aval do Sr. Luís Filipe Vieira vale mais não executado que executado"

António Ramalho confirma que o aval pessoal de Luís Filipe Vieira concedido ao Novo Banco tinha apenas uma casa para palheiro, uma outra moradia e uma loja em Alverca. O verdadeiro valor é, contudo, reputacional, por ser presidente do Benfica

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, confirmou em sede de comissão de inquérito que o aval pessoal dado por Luís Filipe Vieira para os seus créditos ao banco contava com um património com apenas três ativos: a já conhecida casa para palheiro, uma moradia e ainda uma loja em Alverca.

"O aval do Sr. Luís Filipe Vieira vale mais não executado que executado", declarou António Ramalho na audição desta quarta-feira, 19 de maio, na comissão de inquérito às perdas do Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.

Segundo o que explicou o CEO do banco, é a "a defesa reputacional de Luís Filipe Vieira enquanto presidente do Benfica" que "torna o aval mais relevante". Há uma defesa de reputação que dá valor, explicou. "Se exercemos um aval pela riqueza dos avalistas não havia avales nenhuns", admitiu.

Expresso