Covid-19: bibliotecários e arquivistas lançam apelo ao Governo
Associação BAD pede que seja acautelado o funcionamento das bibliotecas públicas perante a nova decisão de confinamento por causa da covid-19. “Acreditamos que as bibliotecas, o acesso livre à informação e a disponibilização de livros e leituras podem contribuir para menorizar os efeitos nefastos do isolamento”, lê-se na carta aberta.
Bibliotecários e arquivistas lançaram esta terça-feira um apelo ao Governo para que mantenha as bibliotecas públicas em funcionamento durante “um novo confinamento geral", porque os livros e a leitura podem ajudar a ultrapassar os “efeitos nefastos do isolamento”.
A BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação divulgou uma carta aberta, dirigida a vários membros do Governo, para que seja acautelado o funcionamento das bibliotecas públicas perante a nova decisão de confinamento, por causa da covid-19. Sublinhando que as bibliotecas públicas cumprem as normas de higiene e que “nunca constituíram foco de infecção”, a associação lembra que estes equipamentos fornecem um serviço gratuito aos portugueses de acesso à informação, à leitura e à Internet sem fios.
Público