segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

OPERAÇÃO RELÂMPAGO E DE LIMPEZA GERAL

Luanda Leaks. Conta da Sonangol no Eurobic em Lisboa foi esvaziada em menos de 24 horas

19.01.2020 às 18h00

Saldo ficou negativo no dia a seguir a Isabel dos Santos ter sido demitida de presidente da empresa. Contrato a suportar transferências foi enviado de véspera para a petrolífera

Foi uma questão de apenas um dia, entre sair a notícia de que o conselho de administração da Sonangol tinha sido exonerado e a tomada de posse da nova equipa.
Em Lisboa, na conta da Sonangol no Eurobic, banco de que Isabel dos Santos é a maior acionista, havia 57,4 milhões de dólares a 15 de novembro, quando foi demitida, e no dia seguinte tinha um saldo negativo de 451 mil euros. O extrato bancário relativo ao mês de novembro de 2017 é um dos documentos da Sonangol que foi adicionado à fuga de informação de 715 mil ficheiros que está na base do Luanda Leaks, um projeto coordenado pelo ICIJ, o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, em que o Expresso e a SIC participam.
Os contornos sobre como uma transferência de última hora de 38 milhões de dólares foi feita dessa conta do Eurobic para uma conta no Dubai levou à abertura de um inquérito-crime pelo Ministério Público de Angola, por suspeitas de ter sido ordenada já depois de Isabel dos Santos e do seu administrador financeiro Sarju Raikundalia terem sido despedidos por um decreto presidencial de João Lourenço. Mas essa não foi a única transferência a ser realizada no mesmo dia e com o mesmo destino. Outras duas saídas de dinheiro executadas na mesma data, 16 de novembro de 2017, foram parar também à conta bancária no Emirates NBD titulada pela Matter Business Consulting DMCC, uma companhia offshore controlada por Jorge Brito Pereira, advogado de Isabel dos Santos, e gerida pelo seu braço direito, Mário Leite da Silva. Ao todo, foram 58 milhões de dólares.

Micael Pereira
Expresso