domingo, 7 de julho de 2019

HIGIENE - PRECISA-SE

"O texto em causa [de Maria de Fátima Bonifácio] está, no mínimo, nos limites do discurso de ódio, faz generalizações que põem em causa o combate à discriminação racial, usa linguagem insultuosa para diferentes minorias e coloca ênfase numa radical oposição civilizacional entre os “nós” europeus e os “outros”, africanos ou “nómadas”. Estão, por isso em causa, ideias, apologias e valores que o PÚBLICO contraria todos os dias, seja pelo trabalho dos seus jornalistas, seja pela abertura sem reservas que concede aos cidadãos de minorias visadas no artigo."

Manuel Carvalho
Director do jornal das mercearias Continente

O abjecto artigo de Maria de Fátima Bonifácio que o 'Público' acolheu nas suas páginas é digno de leitura nos congressos do Chega ou do PNR. Merece moldura e exposição na sala de visitas da esquadra de Alfragide. Mas é afrontoso para quem desembolsa 1,70 euros para ler 'um jornal de referência'.
As 'explicações' de Manuel Carvalho, que autorizou a publicação de um texto que cheira a panfleto anti-semita celiniano, são ambíguas, tardias e insuficientes. Bem faria o Carvalho se anunciasse a dispensa da colaboradora Bonifácio e o regresso dos colunistas recentemente afastados, Alexandra Lucas Coelho e José Vítor Malheiros. A bem da higiene.