quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

OS QUE INVESTEM

Equipa de gestão e fundo Atena compram LeYa à Trilantic Capital Partners

Três gestores da LeYa e o fundo de investimento Atena compraram o grupo editorial aos ingleses da Trilantic Capital Partners, accionista desde 2010 e que desde Julho de 2018 detinha a totalidade do capital da editora (Público)

Quando leio notícias sobre 'investidores' para quem livros, cebolas ou alheiras de Mirandela são apenas produtos que podem dar lucro, lembro-me sempre do Vespeira, Marcelino Vespeira, pintor surrealista e tudo, e de uma conversa que testemunhei.
Um engenheiro das obras, inteligente como um tijolo burro e culto como uma marreta, estava a ver a vida a correr para trás. A construção estava parada e a bolsa de valores estava num caos, depois do Cavaco Silva ter avisado os transeuntes para não comprarem gato por lebre.
E foi aí que entrou um 'especialista' para recomendar ao engenheiro das obras, inteligente como um tijolo burro e culto como uma marreta, um 'investimento' seguro - arte. Avançou mesmo um nome muito bem 'cotado', Vespeira, e prontificou-se para arranjar um encontro. E o encontro deu-se. Na minha presença, graças a Deus, como dizem os crentes agradecidos. Foi assim a conversa:

Engenheiro (inteligente como um tijolo burro e culto como uma marreta) -  Senhor Vespeira, não conheço a sua obra, mas disseram-me que os seus quadros estão muito bem cotados e eu quero investir.

Vespeira - Pois se não conhece a minha obra e quer investir, pode ir  investir para o Campo Pequeno. Boa tarde.

O Vespeira saiu disparado e o candidato a investidor ficou, durante dez minutos, a mugir e a dizer palavrões, como se acometido por uma crise de coprolalia, tal e qual como um touro bravo no curro à espera de ordem de soltura e de uma oportunidade para investir.