terça-feira, 21 de agosto de 2018

'CP' SIGNIFICA O QUÊ?

Com as notícias que tenho lido sobre as aventuras na linha férrea Beja-Casa Branca, fico sem saber se 'CP' continua a ser a sigla dos caminhos de ferro portugueses ou se, simplesmente, designa uma daquelas casas que pululavam no Bairro Alto, no tempo do Salazar e da madame Blanche. E também me assalta outra dúvida: 'ministro dos transportes' é alguém que trata dos transportes ou é alcunha?
Ora bem, impedido pela minha esmerada educação, recebida na Suiça (na pastelaria 'Suiça', entenda-se), de mandar o Exmo. ministro mais a Exma. administração da CP para um sítio que eu cá sei ("Par délicatesse / j'ai perdu ma vie", tal como aquele francês que fazia versos), e tendo como único intuito ajudar os filhos da Pátria que tratam o Baixo Alentejo como uma reserva de índios e de linces ibéricos, deixo aqui, assumindo uma certa dose de presunção, duas sugestões que podem ajudar a solucionar tão momentoso problema:
1- Organização de caravanas tuk-tuk, entre Beja e Casa Branca (ida e volta);
2- Venda dos carris e material circulante a um conhecido sucateiro de Ovar, recorrendo, se necessário, à intermediação do camarada Vara.
Como se vê, é fácil. Tão fácil que até parece ideia daquele rapaz, o Cristóvão, que fazia cruzeiros e punha ovos em pé (salvo seja!).