terça-feira, 14 de agosto de 2018

ALEGRE ESCOLA DE "CIDADANIA AVANÇADA"

P- Chegou a ter um fascínio pela carreira militar, antes de seguir no sentido oposto?
R- Eu achava que o meu pai era como o Mouzinho de Albuquerque: um herói. No colégio [Militar] tínhamos educação militar e eu gostava de saltar de camiões a 60 à hora, com 12, 13 anos dávamos tiros de metralhadora, de pistola... Eu achava que o Salazar era lindo e a Nossa Senhora também. Cultivava todos esses mitos. Até que um professor nos mostrou um frasco com orelhas cortadas...
P- Negras?
R- Sim, claro. Perturbou-me muito, tinha uns 12, 13 anos e foi quando comecei a pensar: 'Isto está errado.' Comecei a questionar. Esta é a altura em que os Beatles aparecem, nós ouvíamos nas camas, à noite, nos pequenos rádios. Eles falavam de coisas como o amor... Gostava do colégio, mas não gostava da guerra. Não queria ir. Foi também quando descubro que existia a PIDE...
José Fanha
Entrevista ao DN