sábado, 11 de agosto de 2018

A SILLY SEASON DO LOPES E DO PCP

As declarações do ministro da Defesa e a revisão do regime de incentivos que está a ultimar voltam a colocar a discussão sobre o regresso da obrigação de ir à tropa em cima da mesa. Só o PCP o defende, e os outros partidos preferem discutir medidas para aumentar a participação nas Forças Armadas.
Público

À LAIA DE RESPOSTA AO MINISTRO DA DEFESA E AO PCP

"Sabes desde que nos conhecemos que não gosto da tropa. E cada vez gosto menos da tropa. E é fácil perceber porquê:  é porque, na tropa, os cavalos têm nome e os homens têm número; porque, na tropa, a dotação para alimentação de um cavalo ou de um cão é superior à dotação para a alimentação de um soldado; porque, na tropa, os eunucos têm a promoção garantida; porque foi a tropa que veio de Braga a Lisboa para matar a República; porque a tropa sempre cheirou, em sentido e sem franzir o nariz, o chulé das botas que o Salazar lhe pôs nos ombros, por cima dos galões; porque é da tropa que saem os oficiais para a Legião, Mocidade Portuguesa, para a Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana; porque da tropa saiu o director do campo de concentração do Tarrafal; porque a PIDE à tropa foi buscar os homeros, os graças, os pais; porque são da tropa os tenentes, capitães, majores e coronéis da Censura; porque a tropa expulsou e entregou à PIDE o general Humberto Delgado e o capitão Varela Gomes; porque a tropa ocupou e patrulhou a minha cidade, depois do assalto ao quartel levado a cabo por um grupo de românticos por quem sinto, sempre e crescentemente, a maior admiração; porque a tropa permitiu, perfilada e em silêncio, a humilhação dos militares da Índia, pelo simples facto de estarem vivos; porque a tropa 'imediatamente e em força', sem sequer discutir, embarcou para uma guerra colonial que se arrasta sem fim à vista; porque a tropa não faz perguntas porque percebe tudo à primeira (é o que dizem os cartazes colados nas paredes do quartel de Mafra); porque a tropa aceita, de calças em baixo e de cu para o ar, o papel de ordenança dos facínoras da PIDE e viola correspondência sem brio profissional nem competência. E a tropa, esta tropa que assim actua, pretende ser a "reserva moral da Nação". Porca miséria, suprema abjecção."

Pedro Martins
In "A Inscrição dos Dias - Cartas Para Q."

P.S. (salvo seja!) - Poderia acrescentar mais qualquer coisinha, mas não o faço. Creio que a citação é suficiente para se entender em que parte do corpo o ministro da Defesa e o PCP devem meter a proposta do 'Serviço Militar Obrigatório'.