quarta-feira, 25 de julho de 2018

DAS DOCAS AO PANTEÃO COM PASSAGEM PELA ACADEMIA - UM PERCURSO

Pedro Santana Lopes eleito académico de mérito da Academia Portuguesa da História

Finalmente, este vulto maior da Kultura portuguesa vê reconhecidos os seus méritos. Homem de muitas histórias (todas com santanetes), investigador ímpar que descobriu os concertos para violino, de Chopin, secretário de Estado da Kultura que ratificou a censura a "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", de José Saramago, célebre autor de correspondência epistolar com Machado de Assis (sem recurso a médium, entregue por mão própria), primeiro-ministro do governo mais cómico da História da Europa ingressa na Academia Portuguesa de História como akadémico de mérito.
Apoiado!!! E agora, como reconhecimento supremo, levem-no para o Panteão Nacional. Já! Mesmo que, na sua modéstia, ele não queira, levem-no. E não se esqueçam de fechar bem a porta, não vá ele fugir e aparecer nas 'Docas' com o célebre lenço de pirata a cobrir-lhe o chinó.

P. S. (salvo seja): Depois da promoção de PaSSos Koelho a professor Katedrático e de Santana, o Lopes, a Akadémico de mérito, já só falta ver o Kavaco como Prémio Camões e o Sócrates como Presidente Honorário da Associação Cívica 'Transparência e Integridade'. Lá chegaremos.