quinta-feira, 24 de agosto de 2017

LAVANDARIA PARAÍSO

"Angola é corrupta? Bom, embora quem dite a economia angolana, a Sonangol, tenha outros problemas, só entre 2007 e 2010, 32 mil milhões dólares desapareceram sem rasto das contas da empresa.
 Sim, Angola é frequentemente citada como uma das nações mais corruptas do mundo. Só que são precisos dois para dançar o tango. E se Angola é corrupta, Portugal é irmão.
 Sobretudo nesta última década, o nosso país tem servido de lavandaria, engomadoria, recreio, centro comercial, parque imobiliário e portal europeu para as grandes fortunas angolanas.
 Aliás, Portugal foi destacado pela sua permissividade no combate ao branqueamento de capitais e à corrupção, particularmente em relação aos angolanos, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. 
Claro que não foi à toa que Isabel dos Santos se tornou uma das figuras mais poderosas cá do burgo, comprando posições importantes na banca, nos media e no setor da energia. 
Ela e toda uma elite do seu regime. Aliás, Angola chegou mesmo a ser o único e exclusivo investidor em Portugal. 
Por isso, não só a política portuguesa mas até a nossa Justiça fazem continência, baixam vénia e batem palmas ao Estado Angolano. 
Por isso, as eleições em Angola são tratadas com beneplácito e silêncio. Ah pois, respeitinho é muito lindo. Do dinheirinho nem se fala. Xiu."

Joana Amaral Dias 
CM