sábado, 28 de novembro de 2015

O 'PÚBLICO' E O MISTÉRIO DAS CORES


Quando António Costa chegou à liderança do PS, o 'Público', em peça jornalística assinada por São José Almeida, titulava:
"António Costa, um político para além da cor da pele".




Ontem, no dia de posse do governo do PS liderado por António Costa e a propósito da recém-empossada ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, saiu um artiguinho assinado pela directora, Bárbara Reis, e assim titulado:
"De que cor é esta ministra?".



Mesmo admitindo que nenhuma das jornalistas pretende defender o racismo sob qualquer forma, pergunto-me: a que propósito se levanta a questão da cor da pele de duas figuras públicas que, há dezenas de anos, desempenham funções relevantes no aparelho de Estado? Será ligeireza de quem se pretende muito "prá-frentex"? Será inconsciência de quem não se apercebe que a exumação descuidada de cadáveres, bem ou mal enterrados, pode contaminar a atmosfera? Será saudade do Império que ia do Minho a Timor, com passagem por África e Índia?
Não sei, sinceramente, não sei. Para mim é um mistério. Em qualquer caso, vou ponderar a hipótese de deixar de ser assinante do jornal do grupo das mercearias 'Continente'.