sexta-feira, 20 de novembro de 2015

DIVULGAÇÃO

Contos ASSESTA – Alentejo
 
Está agendado para dia 21 de novembro, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago, a apresentação do livro «Contos ASSESTA», a primeira produção literária da recém-criada Associação de Escritores do Alentejo.

Trata-se de uma obra na modalidade de conto, escrita por 12 autores alentejanos. Cada um dos textos, para além de dar vazão à identidade literária do seu criador, reflete o Alentejo, as suas gentes e tradições, narrado de uma forma viva, envolvente e sedutora, ora com o drama, ora com a comédia, ora com a aventura, ora com a desventura que caracterizam tão bem esse pedaço de terra desafogada que se espraia além do Tejo.
 
A sessão contará com a presença dos Fios contados da Joaninha Duarte (contadora de histórias), com os microcontos ao som do ukulele de Fernando Guerreiro, com momentos de jazz alentejano, por Marta Duarte D’Almeida, e outras surpresas mais. 

Escrevem: Carlos Campaniço, Dora Nunes Gago, Fernando Évora, Fernando Guerreiro, Joaninha Duarte, José Teles Lacerda, Luís Contente, Luís Miguel Ricardo, Maria Ana Ameixa, Napoleão Mira, Olinda P. Gil e Vitor Encarnação.
 
E porque cada conto tem uma ilustração, ilustram: Alexandra Prieto, Anita, Beatriz Lacerda, Danuta Wojciechowska, Flávio Horta, Hugo Lucas, Igor Nunes Silva, Joaquim Rosa, João Brilhante, Paulo Monteiro, Pilar Puyana e Rita Cortez.
 
A capa é da autoria de Joaquim Rosa.
 
 
A ASSESTA – Associação de Escritores Alentejo (sediada na Casa da Cultura de Beja) nasceu da vontade de um grupo de escritores naturais do Alentejo ou com fortes vínculos à região em promover a literatura nas terras que se estendem para além do Tejo.
Para além da edição pontual de obras alusivas à região que lhe dá identidade, a ASSESTA tem por principais objetivos: dinamizar apresentações de livros e autores, promover tertúlias temáticas, desenvolver oficinas de escrita, organizar eventos de promoção da literatura, estabelecer parcerias culturais, criar concursos literários para novos valores da escrita e dinamizar espetáculos da palavra.