sábado, 30 de maio de 2015

DIVULGAÇÃO

Depois do sucesso das duas últimas edições, a Noite da Literatura Europeia regressa a 6 de junho ao Príncipe Real para festejar, em plenas Festas de Lisboa, a literatura europeia com um serão literário criativo e invulgar.

Ao longo de cinco horas, entre as 18h às 23hdesse sábado, vários atores portugueses vão ocupar espaços emblemáticos do Príncipe Real para realizar sessões de leitura que, na sua maioria, serão acompanhadas por escritores convidados pelos institutos europeus culturais sediados em Lisboa ou pelas embaixadas representativas. As leituras, de entrada livre e com uma duração entre 10 e 15 minutos, repetem-se de meia em meia hora para que o público possa visitar todos os espaços e assistir a todas as sessões programadas.

Os 10 escritores europeus presentes na edição deste ano são: Thomas Melle (Alemanha), Elfriede Jelinek (Áustria), Rafael Chirbes (Espanha), Salla Simukka (Finlândia), Chantal Thomas (França), Maira Papathanasopoulou (Grécia), Chiara Gamberale (Itália), Afonso Reis Cabral (Portugal), Simona Racková (República Checa) e Ioan Es. Pop (Roménia).

Os excertos das suas obras, com temáticas e estilos variados, entre a prosa, a poesia e o teatro, serão lidos por um ou mais atores em espaços como a Padaria São Roque, o Miradouro São Pedro de Alcântara, a Sala do Brasão do Museu de São Roque ou ainda o Palácio dos Condes de Ceia - Reitoria da Universidade Aberta, entre outros. Ao todo, participam no evento 15 atores.

A Noite da Literatura Europeia é uma iniciativa organizada pela EUNIC Portugal, uma rede de institutos culturais e embaixadas e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.