quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ARREPENDIMENTO TARDIO

Bruxelas, 18 fev (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, admitiu novamente nesta quarta-feira que a troika "pecou contra a dignidade" de gregos, portugueses e também dos irlandeses, e reiterou que será necessário rever o funcionamento desta tríade quando chegar o momento adequado.
"Pecámos contra a dignidade dos cidadãos na Grécia, em Portugal e frequentemente na Irlanda também", assinalou ao Comité Económico e Social, onde admitiu que, por ser ex-presidente do Eurogrupo, esta afirmação poderia parecer "estúpida".
"Mas temos que aprender as lições do passado e não repetir os mesmos erros", continuou Juncker, que se recusou a comentar o estado das negociações com a Grécia, que envolvem diretamente o presidente da Comissão Europeia.
Juncker disse que na reunião do colégio de comissários de hoje "falámos muito da Grécia" e criticou à Comissão Europeia anterior, de José Manuel Durão Barroso, ao afirmar que "antes não se falava em absoluto desse país, porque nos fiávamos cegamente do que dizia a troika", formada por CE, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE).