Procurador associa dinheiro da Suíça à compra, em 2011, dos direitos da Liga espanhola feita por empresa de Rui Pedro Soares.
A investigação do caso Operação Marquês suspeita que José Sócrates e Carlos Santos Silva financiaram, em 2011, a compra dos direitos televisivos da Liga espanhola feita por uma empresa de Rui Pedro Soares, ex-administrador da PT e atual presidente da SAD do Belenenses.
As suspeitas foram consideradas pelo juiz Carlos Alexandre, que as descreveu no despacho que colocou ambos os arguidos em prisão preventiva. Segundo o MP, Sócrates e o empresário entraram no capital da empresa de Rui Pedro Soares através de uma sociedade espanhola, a Walton Grupo Inversor, em que Santos Silva também é investidor.
O dinheiro para a operação foi movimentado a partir de duas contas do BES em nome de Santos Silva, mas que o MP diz serem de Sócrates. Em declarações ao DN, o advogado e irmão de Rui Pedro Soares negou o envolvimento do ex-primeiro-ministro no negócio da compra dos direitos televisivos.
DN