sexta-feira, 12 de setembro de 2014

OS POBREZINHOS DA COMPORTA NA IMPRENSA INTERNACIONAL

Salgado no "Financial Times" com máscara de Irmão Metralha


O financiamento do BES ao GES através do Panamá terá afinal existido desde 2012, revela o "Financial Times", que questiona o papel do Banco de Portugal. Na primeira página, o diário económico mais lido da Europa põe uma imagem do antigo presidente do BES com máscara de vilão.Ricardo Salgado é retratado assim na primeira página de hoje do "Financial Times"
A imagem é retirada de cartazes que estão em paredes em algumas paredes de Lisboa mas ganha visibilidade internacional quando aparece na primeira página do "Financial Times": uma montagem fotográfica de Ricardo Salgado com a máscara dos Irmãos Metralha, personagens da Disney que tentavam assaltar o Tio Patinhas. A imagem ilustra o título "Desgraças familiares: A queda do Banco Espírito Santo".

Em causa está a revelação pelo "Financial Times" de que o financiamento do Banco ao Grupo Espírito Santo através de holdings do Panamá já existia desde 2012. Esse esquema de financiamento já é de conhecimento público mas não se sabia ser tão remoto.

O Banco Espírito Santo (BES) financiou secretamente a Espírito Santo International (ESI), através do Panamá durante dois anos, noticia o Financial Times citando documentos.
Segundo o site do FT, o BES não declarou aqueles empréstimos à ESI, que detinha indiretamente 25% do banco, nas suas contas. Para o jornal britânico, estes documentos "levantam novas questões acerca da supervisão do Banco de Portugal sobre um banco que acabou por sofrer um dos maiores colapsos financeiros da Europa".
EXPRESSO