PCP homenageia João Honrado
O resistente antifascista e militante comunista João Honrado vai ser homenageado pela Direção da Organização Regional de Beja (Dorbe) do Partido Comunista Português no próximo dia 22, data em que se assinala o primeiro aniversário da sua morte.
A sessão, que terá lugar na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, pelas 16 horas, inclui intervenções de camaradas seus, música, poesia e uma exposição. Intitulada “Alentejano e Comunista”, a mostra fotográfica e documental ficará patente ao público, na cafetaria da biblioteca, até ao final do mês.
A sessão evocativa de homenagem a João Honrado, aberta ao público, enquadra-se nas comemorações em Beja, pelo PCP, dos 40 anos da Revolução de Abril.
João Honrado morreu a 22 de março de 2013, aos 84 anos, em Beja. Natural de Ferreira do Alentejo, “foi um destacado resistente antifascista e militante comunista que, pela sua atividade patriótica, conheceu a tortura e as prisões da ditadura salazarista, tendo estado preso quase 13 anos”, lembra a Dorbe. Depois do 25 de Abril de 1974, foi deputado à Assembleia Constituinte, autarca, jornalista, editor e publicista, tendo fundado e dinamizado coletividades culturais, cooperativas e jornais.
Diário do Alentejo