sábado, 28 de setembro de 2013

O VERDADEIRO PROGRAMA DO 'MINISTRO COMPETENTE'

ANTÓNIO ARNAUT

Há interesses em degradar SNS e financiar setor privado

António Arnaut afirmou hoje que há interesses políticos em degradar o Serviço Nacional de Saúde, transformando-o apenas num sistema assistencial para os mais pobres, e obter financiamento público para salvar unidades privadas em situação deficitária.
Discursando na sessão de abertura do primeiro Congresso do Serviço Nacional de Saúde - "Património de todos", o denominado "pai" do SNS afirmou que "há em Portugal certa gente que, servindo certos interesses, quer destruir o Estado Social e fazer da saúde um negócio, parasitando e degradando o SNS até o reduzir a um serviço do tipo assistencial para os mais pobres".
"O que se pretende é, através do engodo da livre escolha, obter um novo financiamento do Estado para salvar certas unidades em situação deficitária que não têm procura para a capacidade instalada", acusou.
António Arnaut lembrou a propósito que o setor privado já é hoje em dia financiado em mais de 30% pelo SNS, através do SIGIC, das convenções e dos subsistemas de saúde.
"A ADSE pagou-lhe, em 2011, 492 milhões de euros", sublinhou.
O responsável considera que "a direita dos interesses, aproveitando os ventos neoliberais que sopram da Europa, não desistiu do projeto da destruição do Estado Social, de que o SNS é a trave mestra".
DN