quarta-feira, 29 de maio de 2013

A GRANDE OBRA DA SEITA DOS GASPARALHOS

Pobres estão cada vez mais pobres

Um inquérito junto dos utentes de instituições de solidariedade social mostra que 39% dos inquiridos passou um dia sem comer por falta de dinheiro, 52% dos agregados familiares auferem menos de um salário mínimo por mês e 82% acha que, hoje, estão mais pobres do que eram.
É um estudo promovido pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome em parceria com a Universidade Católica. Divulgado hoje, o estudo mostra o que já é notório no dia-a-dia das instituições de solidariedade social: que os mais pobres vivem cada vez pior e que a crise os atinge na satisfação das suas mais básicas necessidades.
Num inquérito dirigido a 3 880 pessoas carenciadas e realizado entre Setembro de 2012 e Janeiro de 2013, os investigadores tentaram fazer uma comparação das condições de vida da população pobre apoiada por instituições sociais, em comparação com idêntico estudo realizado em 2010.
Os níveis de pobreza aumentaram nos últimos dois anos. Isto, apesar de os baixos rendimentos auferidos pelos agregados mais pobres se terem mantido mais ou menos estáveis.
EXPRESSO