sábado, 27 de abril de 2013

O 'BOM MINISTRO'


Faro: Doente sofria de Síndrome de Hunter, uma doença rara

Morre depois de falhar remédio

Homem de 33 anos não foi tratado por falta de medicamento na farmácia do hospital
Um "atraso burocrático" provocou a falta do medicamento Elaprase, usado no tratamento de doentes com uma doença rara, no Hospital de Faro (HF), durante cerca de dois dias. Um dos doentes morreu anteontem em Lisboa.

Seguido no Hospital de Faro, o homem de 33 anos, que sofria de síndrome de Hunter, doença hereditária rara que afeta o organismo e limita a capacidade de respirar e andar, foi informado, há cerca de três semanas, de que não poderia fazer o tratamento.

"Disseram-lhe que não havia medicação e mandaram-no para casa. Segunda-feira, o médico decidiu interná-lo. Suspeitavam de que tinha leucemia. Terça feira foi transferido para o IPO de Lisboa, com uma infeção respiratória, onde acabou por morrer", diz a irmã, que prefere o anonimato. Pedro Nunes, presidente do Conselho de Administração do HF, garante desconhecer o agravamento do estado de saúde do doente. 

"Houve um atraso burocrático, mas o hospital voltou a comprar o medicamento, que custa um milhão de euros por ano e é inócuo. Desconheço que o doente tenha morrido. Se assim for, o caso tem de ser estudado", disse.
CM