sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O REGULAR FUNCIONAMENTO DOS 'MERCADOS'


16 bancos suspeitos no caso da manipulação da taxa Libor

Começou com o Barclays, arrastou nomes fortes da banca mundial e, agora, há mais nove bancos na mira das autoridades norte-americanas por suspeita de manipulação da taxa Libor. O número de bancos sob investigação sobe para 16, avança o Wall Street Journal.
A Libor é o indexante no espaço anglo-saxónico para a taxa média a que os bancos emprestam dinheiro entre si. Segundo o jornal norte-americano, na lista dos novos processos em curso nas procuradorias judiciais dos estados de Nova Iorque e Connecticut estão o Bank of America, o britânico Lloyds (liderado actualmente pelo português António Horta-Osório), o Credit Suisse, o francês Société Générale, o holandês Rabobank, o alemão West LB, o Royal Bank of Canada e os japoneses Norinchukin e Bank of Tokyo Mitsubishi.

No caso da manipulação da taxa Libor, que o britânico Barclays começou por protagonizar, as autoridades norte-americanas procuram apurar em que circunstâncias é que a taxa foi manipulada e quais as consequências para quem subscreveu produtos bancários.

Outros nomes de peso do sector financeiro mundial já estavam sob investigação das autoridades: os norte-americanos JP Morgan Chase e Citigroup, os britânicos HSBC e RBS, o alemão Deutsche Bank e o suíço UBS.
Público