EDP, BCP e Sonae poupam 50 milhões/ano com redução da TSU
EDP, BCP e Sonae vão pagar menos 50 milhões de euros por ano à Segurança Social com a redução da TSU anunciada por Passos Coelho.
"As companhias que estão melhor posicionadas para beneficiar desta medida são aquelas que têm mais capacidade instalada em Portugal, mais mão-de-obra e endividamento mais elevado, uma vez que a poupança de custos terá maior impacto a nível do ‘bottom-line'", lê-se num estudo do BESI sobre a redução, anunciada sexta-feira por Passos Coelho para 2013, em 5,75 pontos percentuais da Taxa Social Única (TSU) paga pelas empresas.
Segundo as contas do banco de investimento, em termos de percentagem do lucro líquido, Mota-Engil e Sonae são as cotadas do PSI 20 que mais poupam com a redução da TSU.
(...)
Em milhões isso significa uma poupança, só em 2013, de 20 milhões de euros para a Sonae, 4,9 milhões para a construtora e 1,6 milhões no caso da Ibersol.
Seguindo o mesmo raciocínio, na banca o BPI poupará 6,9 milhões de euros e o BCP 18,9 milhões com a redução da TSU.
Nas maiores cotadas do PSI 20, a EDP deverá reter cerca de 10,5 milhões de euros, enquanto Portugal Telecom e Jerónimo Martins pagarão menos 6,7 e 8,8 milhões, respectivamente, à Segurança Social.
Deste modo, EDP, BCP e Sonae, três gigantes nos respectivos sectores, vão pagar menos 49,4 milhões de euros por ano.
Diário Económico