Jardim defende referendo sobre a autonomia regional
O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, defendeu hoje a realização de um referendo sobre a autonomia regional, caso Lisboa não entenda as exigências da região nesta matéria, num contexto de revisão constitucional.
"A Madeira não deve andar sujeita a imposições de outras pessoas. A Madeira, como qualquer cidadão livre no mundo e como é direito da comunidade internacional democrática, se houver dúvidas em Lisboa sobre isto, se não se chegar a acordo, acho que deve haver um referendo", disse Jardim aos jornalistas, à entrada para o jantar da FAMA - Fórum da Autonomia da Madeira.
(...)
Jardim foi instado a explicitar algumas das suas afirmações numa entrevista televisiva à RTP-Madeira que irá para o ar domingo à noite, na qual terá admitido, como um dos cenários para a região, a independência, garantindo, ao mesmo tempo, que tem "muito orgulho em ser português" .
Utilizando uma analogia, Jardim disse que, quando se chega à idade adulta, "pode-se sair de casa, ter a nossa casa e ir almoçar a casa do pai".
DN