quarta-feira, 25 de julho de 2012

O REGULAR FUNCIONAMENTO DOS 'MERCADOS'


EX-DIRIGENTES DE BANCO NACIONALIZADO NA IRLANDA DETIDOS POR FRAUDE

As autoridades irlandesas detiveram o antigo presidente executivo do Anglo Irish Bank. Sean Fitzpatrick foi preso na sequência de uma investigação de fraude no banco nacionalizado, avançou a ontem a agência Reuters.
Fitzpatrick foi presidente executivo (CEO) e chairman do Anglo Irish durante duas décadas e já tinha sido detido antes no âmbito desta investigação.
O ex-banqueiro já admitiu ter obtido um empréstimo de 84 milhões de libras (107 milhões de euros) da própria instituição em 2008. A nacionalização do Anglo Irish e do Nationwide em 2009, devido à crise financeira e ao colapso da bolha imobiliária, empurrou a Irlanda para o pedido de ajuda externa em 2010. As investigações às irregularidades financeiras do banco mais agressivo na concessão de crédito duram há mais de três anos e levaram, no início da semana, à detenção de dois ex-executivos da instituição. O financiamento irregular para a compra de acções do próprio banco, numa tentativa de fazer subir as cotações, é uma das acusações.
O inquérito em curso averigua também a concessão de financiamentos pelo banco à família de Sean Quinn. O empresário que chegou a ter o rótulo de homem mais rico da Irlanda declarou insolvência este ano, na sequência de dívidas ao Anglo Irish. Enquanto privado, o banco financiou um grupo de dez grandes clientes, incluindo promotores imobiliários, com o intuito de alimentar a compra de acções da própria instituição.
A gestão de Fitzpatrick demitiu-se na sequência da descoberta destes financiamentos, no final de 2008. Em Janeiro de 2009, o banco foi nacionalizado com um custo estimado para os contribuintes de 30 mil milhões de euros.
«I»