O Conselho de Redação da RTP/Açores (TV) denunciou hoje ao Sindicato dos Jornalistas duas alegadas tentativas de condicionar o trabalho dos jornalistas da empresa, uma das quais envolve um membro do Governo dos Açores.
Este órgão representativo dos jornalistas da televisão açoriana acusou o secretário regional dos Equipamentos, José Contente, de "procurar condicionar" e de "interferir abusivamente" no trabalho da equipa de reportagem que fez a cobertura dos estragos provocados pelo mau tempo na zona da Bretanha, em S. Miguel, a 11 de maio.
Segundo o Conselho de Redação, José Contente "tentou persuadir a equipa de reportagem a não enviar para Lisboa um bloco de imagens em bruto que incluíam um depoimento da presidente da Câmara de Ponta Delgada e procurou impor a sua presença em direto no Telejornal da RTP/Açores, depois de gorada uma intervenção no Telejornal da RTP 1, que não se realizou por Lisboa se ter desinteressado desse direto".
A situação é relatada num comunicado divulgado na sexta-feira, que hoje foi enviado ao Sindicato dos Jornalistas, juntamente com outro material relacionado com a situação, segundo revelou à Lusa fonte do Conselho de Redação.
EXPRESSO