quarta-feira, 30 de maio de 2012

HOMENAGEM


Vídeo, revista e testemunhos na homenagem a Urbano Tavares Rodrigues

Aos 88 anos, Urbano Tavares Rodrigues tem dezenas de livros publicados, desde o romance ao conto e aos poemas, passando pelo ensaio, a narrativa de viagens e a crítica. Tem também alguns livros por publicar, como o terceiro livro de poesia, inédito, “Os Enganos de Zeus”, e um de novos contos, género a que o escritor – que é hoje homenageado na Faculdade de Letras de Lisboa – se tem dedicado nos últimos tempos.
A homenagem desta quarta-feira, da iniciativa da revista “Textos e Pretextos” e do Centro de Estudos Comparatistas, é a primeira feita pela Faculdade de Letras, onde o escritor e investigador iniciou a carreira académica, licenciando-se em Filologia Românica, e foi professor catedrático até à jubilação em 1993. 

“Esta homenagem é simbólica para ele e feita por pessoas que não puderam ser suas alunas mas que o consideram uma referência do ponto de vista ensaístico e da crítica literária”, disse a directora da revista, Margarida Gil dos Reis, ao PÚBLICO. 

Nesta homenagem, a revista lança a 16.ª edição, totalmente dedicada a Urbano Tavares Rodrigues, com ensaios sobre a obra, uma entrevista ao escritor, uma cronologia, reproduções de manuscritos, bibliografia seleccionada e depoimentos dos escritores Nuno Júdice, Teolinda Gersão, Baptista-Bastos, Maria Graciete Besse, entre outros. 

Na sessão, será projectado um vídeo, da autoria de Pedro Loureiro, com um depoimento do homenageado e serão intervenientes o próprio, além do secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas e Helena Carvalhão Buescu, da Faculdade de Letras. 
Público