sábado, 31 de março de 2012

MENOS ESTADO, MELHOR ESTADO


Rui Rio considera um “escândalo” financiamento da Caixa na OPA à Brisa

O presidente da Câmara do Porto considera um escândalo a possibilidade da Caixa Geral de Depósitos poder estar envolvida no financiamento da Oferta Pública de Aquisição (OPA) do grupo Mello à Brisa. Rui Rio diz-se surpreendido e considera o financiamento “inadmissível”. 

“Se isto é verdade estou escandalizado, isto é inadmissível. Nem sonhava que semelhante coisa pudesse ser possível”, considerou ontem numa conferência no Porto sobre "Portugal, a crise e o futuro da democracia”. 

Bastante cáustico, Rio diz tratar-se de “uma falta de sentido patriótico”, numa altura “em que as empresas portuguesas, o que mais precisam é de crédito”. 
(...)
Quem também criticou participação da Caixa Geral de Depósitos no financiamento da OPA à BRISA foi Jorge Sampaio. Para o ex-Presidente da República o papel do banco público não deve passar pelo financiamento de compra de acções. 

“Tenho na cabeça há muitos anos qual deve ser a função da Caixa Geral de Depósitos. Tem uma função, um objectivo. Acho que não pode estar a subsidiar compra de acções de outros bancos. Sempre me pareceu que era um desvio”, defende o antigo Presidente da República.
RR