quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS DA PIOLHEIRA

Os juízes que têm a seu cargo julgar as alegadas burlas na Universidade Independente não dispensam uma investigação à licenciatura de José Sócrates.

A juíza presidente, Ana Peres, requereu à procuradora-geral adjunta Cândida Almeida cópia do inquérito que esta conduziu à licenciatura do ex-primeiro ministro e que acabou num despacho de arquivamento.

Os juízes querem saber se o Ministério Público abriu, ou não, qualquer processo autónomo para investigar dúvidas nesse processo.

Num despacho de 30 de novembro, Ana Peres explica que já tem fotocópias, mas não dispensa os originais dos documentos «apreendidos» por Cândida Almeida.

Um ponto interessante, já que o antigo vice-reitor, Rui Verde, publicou no mês passado um livro em que mostra que os originais relativos ao aluno José Sócrates ficaram sempre na sua posse... Logo, o ministério público trabalhou com fotocópias.

Ana Peres explica que várias testemunhas deverão pronunciar-se sobre esses documentos. Uma delas é o próprio José Sócrates, que deverá ser ouvido no dia 9 de Janeiro, comparência em tribunal requerida pela procuradora com assento no julgamento, apesar do desmentido do Procurador-Geral da República.

Várias testemunhas puseram já em causa a regularidade do diploma de José Sócrates: a última foi Carvalho Rodrigues, conhecido como o pai do primeiro satélite português, atualmente conselheiro científico da NATO.

Carvalho Rodrigues pertencia ao conselho científico da universidade E afirmou em tribunal que passavam por ele todos os pedidos de equivalência de alunos com cadeiras feitas noutras escolas. Todos, menos um. A testemunha garante que só agora, em tribunal, viu pela primeira vez as equivalências concedidas a José Sócrates.
TVI24