quinta-feira, 14 de julho de 2011

PATRIOTISMO ALENTEJANO

Já aqui o disse e agora repito: a minha Pátria é o Alentejo (a nacionalidade portuguesa é, para mim, um acidente político-administrativo que não me toca o coração. Para quem não perceber à primeira, ilustro com três exemplos: os galegos, os bascos e os catalães têm três Pátrias diferentes e nenhuma delas é a Espanha. Entendido?).
E isto vem a propósito de uma campanha publicitária de promoção turística do Alentejo que, com o beneplácito das autoridades portuguesas e com o dinheiro dos contribuintes portugueses, pretende convidar 'nuestros hermanos' para a conquista do Alentejo.
Os cartazes com a bandeira da monarquia espanhola hasteada em vários pontos do Alentejo com a 'palavra de ordem' «Conquista el Alentejo» constituem uma vergonha (a somar, aliás, à vergonhosa eleição da Costa da Caparica como praia de Madrid feita pelo último ministro dos transportes do governo socretino) que os alentejanos não devem tolerar!
Querem promover o Alentejo? Muito bem. Mandem fazer novos cartazes sem a bandeira da monarquia espanhola e sugiram aos espanhóis que se deixem conquistar pelos encantos do Alentejo. Faria toda a diferença, não?
(Já corre na internet uma petição contra a 'galegada' da campanha. Ainda bem!)