sábado, 24 de abril de 2010

QUESTÕES DE FÉ


Há muito que deixei de discutir questões de fé.
Quando um benfiquista, com ar alucinado, me diz que estando o Benfica a perder por 9-0, aos oitenta e nove minutos de jogo ainda pode meter dez golos no minuto que falta e ganhar o jogo, guardo prudente silêncio e olho, disfarçadamente, em volta para me certificar se há camisas de forças nas imediações.
Quando um católico me diz que a Nossa Senhora de Fátima escolheu três pastorinhos analfabetos para lhes anunciar, com setenta anos de antecedência, a conversão da Rússia, benzo-me à socapa e digo que gosto muitos daquelas pizzas que o camarada Gorbachev promove.
Quando ouço um socretino dizer que o engenheiro da Independente não sabia nem sonhava com o negócio PT/TVI, dá-me para rir às gargalhadas.