terça-feira, 20 de outubro de 2009

DIA DE CONFISSÕES


Ateu relapso e contumaz, aqui me têm hoje para a confissão de três pecadilhos:
1 - Tenho em casa, em lugar discreto na estante dos livros inúteis, uma Bíblia, oferta de uma amiga beata confessa e grande admiradora de D. Júlio Tavares Rebimbas (bispo do Porto), à saúde de quem, aliás, trocámos muitos tchim-tchins com cálices de generosas doses de licor de amêndoa amarga.
2 - Fiz uma única tentativa para me iniciar em santas leituras. Foi num quarto de hotel, no Porto, onde alguém, eventualmente preocupado com a salvação da minha alma, deixou uma Bíblia na mesa de cabeceira. Desisti a meio do segundo parágrafo.
3 - Quando recebo crianças em casa, escondo os medicamentos, ponho os insecticidas, pesticidas e detergentes em lugares inacessíveis, tapo as tomadas de corrente eléctrica, vigio-lhes os passos e os pequenos gestos, mas tenho descurado a questão dos livros perigosos. Vou rectificar. Prometo.