segunda-feira, 18 de maio de 2009

DIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE JORNALISMO


A revista 'Notícias Magazine', suplemento do 'Jornal de Notícias' e do 'Diário de Notícias' quis prestar, em período eleitoral, mais um servicinho ao 'soit-disant' sr. engenheiro. Para o efeito, disponibilizou dois jornalistas para acompanhar o 'soit-disant' sr. engenheiro durante dez horas.
E daí resultou uma reportagem de uma pobreza franciscana que confrange. Alguns exemplos ilustrativos:
.
Chamada de capa: «ÍNTIMO - Um dia com José Sócrates: de automóvel, a pé e de avião». E, sobre intimidades, tudo o que no texto se pode ler é que o promovido não gosta de falar da sua vida privada e do caso Freeport. Um furo jornalístico, como se pode constatar.
.
Para título foi puxada uma frase do 'beatle' George Harrison que o 'soit-disant' sr. engenheiro citou («A felicidade é abrir os jornais e não falarem de nós»), como se o trabalhinho jornalístico não tivesse como único fim falar da criatura.
.
De resto, ficamos a saber algumas coisas importantes: o secretário-geral do partido socretino gosta de pastilhas elásticas, de filósofos, está a ler um livro 'muito interessante' intitulado «A Ascensão do Dinheiro» e tem uma fotografia ao lado de Barack Obama.
.
E o notável trabalhinho 'jornalístico' termina assim: «O Falcon aterra, de mansinho, em Figo Maduro. São 21h00. E o Jornal Nacional de sexta-feira da TVI já está quase no fim.»
.
Duvido que a peça, manifestamente escrita para impressionar sopeiras e magalas, consiga atingir os seus objectivos. Mas os seus autores deviam ser condecorados com uma medalha de mérito por serviços distintos prestados à Pátria. (E, já agora, umas comendazinhas para os directores dos jornais).
.
PM