quarta-feira, 25 de março de 2009

OS AMBIENTES



A minha condição de anti-salazarista primário, secundário e terciário nunca me levará a afirmar que o 'Botas' andou por aí a apreender livros, a torturar presos políticos, a matar pretos na guerra colonial, a dar tiros em Humberto Delgado.

Não. A execução desses trabalhinhos mais ou menos sujos estava a cargo de subalternos zelosos, muitas vezes gente anónima, que, além da promoçãozinha, a pouco mais aspirava.

O senhor presidente do conselho limitava-se a criar o ambiente para os deixar trabalhar. Simples.
De igual modo, e apesar da minha condição de anti-socratista primário, secundário e terciário (não gosto, definitivamente, não gosto de produtos filhos do cruzamento do 'Plástico' com a 'Plástica') nunca direi que o mais ilustre filho de Vilar de Maçada executou ou, sequer, ordenou os processos disciplinares da DREN, as visitas policiais aos sindicatos, a apreensão de livros, em Braga, os textos da publicidade da 'Antena 1'.
Não. Esses trabalhinhos continuam reservados para gentinha subalterna, zelosa, como sempre, impaciente, às vezes, que mais não quer do que um lugarzinho de chefia, uma presidência de junta, uma vereação, uma deputação.
O senhor presidente do conselho limita-se a criar o ambiente para os deixar trabalhar. E a mais não é obrigado. Simples.
.
PM