segunda-feira, 3 de novembro de 2008

BEM PREGA S. TOMÁS

.
Segundo o 'Diário Digital':

BPN: Bagão Félix defende revisão do sistema de supervisãoEx-ministro das Finanças no Governo PSD/CDS-PP, Bagão Félix defendeu, esta segunda-feira, a necessidade de uma revisão do sistema de supervisão do Banco de Portugal.
Questionado sobre a nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), na sequência de perdas acumuladas no valor de 700 milhões de euros, Bagão Félix, que já foi vice-Governador do Banco de Portugal, recordou, em declarações à TSF, que os processos de investigação desenvolvidos pelo banco central «demoram um tempo infinito, perdem-se no tempo e a culpa normalmente morre solteira», pelo que «as entidades de supervisão deviam actuar mais cedo».
«O governador do Banco de Portugal referiu que a supervisão não é espionagem. Agora entre não ter espionagem e chegar sempre depois das coisas acontecerem, é também estranho porque a supervisão é pela sua própria natureza prudencial, ou seja, preventiva», acrescentou.

Para que nem toda a culpa morra solteira, Bagão Félix devia informar-nos do que fez a bem da supervisão bancária quando desempenhou as seguintes funções:
- Administrador do Banco de Portugal
- Vice-Governador do Banco de Portugal
- Ministro das Finanças
- Membro do Comité de Supervisão Bancária do Instituto Monetário Europeu
- Presidente da Comissão Directiva do Fundo de Garantia de Depósitos.

Não vem resolver nada, mas é só para cultura geral.

PM